quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Bolsa de Estudos nos EUA 2012/2013

Você nunca repetiu nenhuma cadeira, tem entre ¼ (mínimo) e ½ (máximo) completos do curso e não tem diploma de bacharel?



Então que tal concorrer a uma das 40 bolsas de estudos nos E.U.A. ofertadas pelo Community College Program?

Já falei aqui sobre o curso de inglês ministrado pelo professor Chris Cote que é da comissão Fulbright. Pois bem, o governo dos EUA, através da desta comissão administrada no Brasil, teve esse iniciativa inédita de ofertar 40 (sendo 10 para o nordeste) bolsas de estudo de 1 ano para estudar no Community Colleges (instituição norte-americana de ensino superior voltada para formação de tecnólogos). “Os Community Colleges  são instituições de ensino superior que oferecem uma formação focada na prática profissional, com o objetivo de suprir o mercado de trabalho com indivíduos preparados e habilitados para o exercício de uma carreira tecnológica. Acompanham o desenvolvimento do mercado de trabalho e procuram antecipar suas necessidades oferecendo cursos em áreas de grande potencial. Para mais informações, consultem os  endereços http://www.aacc.nche.edu/, http://www.communitycollegeusa.com/. ” esse texto foi tirado do próprio edital. As inscrições vão até dia 23 de setembro, o curso terá início a partir de junho/julho de 2012, para nós nos interessa as vagas de tecnologias na área de engenharia e até tecnologias da informação para quem gosta da parte de programação.

O candidato precisa ter o Teste Toefl-ITP (Test of English as Foreign Language – Institutional Testing Program), com no mínimo 477 pontos e realizado após 1º de agosto de 2010. Terá uma prova dia 10/09.

São duas etapas de seleção, uma nacional, que será uma entrevista com todos os candidatos dentro do perfil, envio de documentação complementar. As entrevistas serão feitas em inglês e português sendo analisado os seguintes aspectos: preparo acadêmico, compromisso com os objetivos do Programa e capacidade de adaptação. A segunda etapa, a internacional, uma comissão dos EUA analisará os candidatos, indicando para cada bolsista as instituições onde serão realizadas as atividades de treinamento de inglês, se necessárias, bem como de natureza acadêmica.

Os benefícios são: curso de inglês (com duração de 4 a 8 semanas, dependendo do seu nível de conhecimento do idioma), alojamento e alimentação, taxas escolares, auxílio mensal para cobrir despesas adicionais, transporte de ida e volta para os EUA e seguro-saúde. E você ainda volta para o IFCE após terminar este curso e aproveita os créditos que se encaixarem, num é uma boa?

Uma experiência internacional de intercâmbio valoriza demais um currículo e sem contar com a vivência intercultural, experiência acadêmica e profissional nesse nível de ensino. Essa bolsa está sendo ofertada exclusivamente para tecnólogos.

Outras orientações aos estudantes sobre as bolsas e a aplicação do Toefl-ITP podem ser obtidas na Associação Brasil-Estados Unidos (ABA), nos Aflitos, através do telefone 3427-8800.

______________________________________________________________

Além desta, tem outras oportunidades;

 "A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) está lançando a primeira chamada pública do programa Ciência sem Fronteiras, que prevê a oferta de bolsas de estudos, na modalidade graduação-sanduíche, nos Estados Unidos. Os primeiros estudantes atendidos embarcarão em janeiro de 2012.
Para se inscrever, os candidatos devem ser de nacionalidade brasileira e, entre outros requisitos, apresentar bom rendimento acadêmico, além de ter concluído no mínimo 40% e no máximo 80% do currículo previsto para o curso de graduação no momento de início da viagem de estudos. Por fim, comprovar nota mínima de 79 pontos no exame Toefl-Ibet Test.
Os alunos participantes receberão auxílio financeiro pelo período de 12 meses, pagamento das taxas escolares norte-americanas, nos casos em que couber, além de passagens aéreas para o percurso Brasil–EUA–Brasil.
A primeira chamada pública da Capes permitirá a instituições de ensino superior nacionais selecionar estudantes brasileiros de graduação, em áreas de interesse para o país, para cursos ou estágio em instituições norte-americanas. [...] O contato com a Capes deve ser feito pelo endereço eletrônico graduacaosemfronteiras.usa@capes.gov.br.

O Ciência sem Fronteiras, lançado em 26 de julho de 2011, é um programa do governo federal destinado a consolidar, expandir e a promover a internacionalização da ciência e da tecnologia, da inovação e da competitividade brasileiras por meio do intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação e da mobilidade internacional. O projeto prevê a concessão de até 75 mil bolsas em quatro anos. A iniciativa é dos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia.
O aviso de chamada pública do Ciência sem Fronteiras foi publicado no Diário Oficial da União dia 29 de agosto, seção 3, páginas 27 e 28."

Fonte: Assessoria de Imprensa da Capes



Nenhum comentário:

Postar um comentário